Na jornada educacional de muitos alunos, o papel do professor de apoio escolar desempenha um papel crucial. Mas o que exatamente esse profissional faz e como ele se diferencia de um acompanhante escolar? Vamos explorar essas questões e desvendar os mistérios por trás dessa figura tão importante nas salas de aula.
Funções do Professor de Apoio
O professor de apoio escolar, assim, é responsável por auxiliar alunos com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem, ajudando-os a alcançar seu máximo potencial acadêmico.
Suas funções podem variar, mas geralmente incluem:
- Apoio Individualizado: Oferecer suporte personalizado para alunos, adaptando o ensino de acordo com suas necessidades específicas.
- Reforço de Habilidades: Trabalhar em conjunto com os alunos para desenvolver habilidades acadêmicas, sociais e emocionais .
- Acompanhamento: Monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback construtivo para ajudá-los a superar desafios.
- Colaboração com Professores: Trabalhar em estreita colaboração com os professores regulares garante a adaptação do currículo para atender às necessidades individuais dos alunos.
Quantos alunos ou professores de apoio podem participar?
O número de alunos que um professor de apoio pode atender pode variar de acordo com a demanda e as políticas da escola.
Em geral, é importante que o professor de apoio tenha uma carga de trabalho que dê para controlar, para que cada aluno receba a atenção e a ajuda que precisa. Normalmente, o professor atende de 1 a 5 alunos, mas isso pode mudar dependendo da situação de cada escola
Diferença entre Professor de Apoio e Acompanhante Escolar
Embora possa parecer semelhante, o papel do professor de apoio escolar e do acompanhante desempenha diferentes papéis dentro do ambiente escolar.
Enquanto o professor de apoio foca no aprendizado dos alunos, o acompanhante escolar, por sua vez, ajuda com tarefas práticas, como locomoção e cuidados pessoais.
Quem Tem Direito ao Professor de Apoio?
Alunos que têm elogios médicos demonstrando que suas condições atrapalham o desempenho têm direito a receber ajuda na escola.
Entre as condições elegíveis, destacam-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a Deficiência Intelectual (DI), a Deficiência Física (DF), a Deficiência Visual (DV), a Deficiência Auditiva (DA), além do Transtorno do Desenvolvimento Global (TDG).
É preciso Laudos, acompanhados pelo CID
Para que um aluno tenha acesso ao profissional de apoio escolar, é necessário possuir um laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID) que ateste sua condição de saúde.
Profissionais como médicos neuropediatras, psiquiatras e psicólogos emitem esses laudos depois de uma avaliação cuidadosa do aluno. Então, em cada caso, é feito o diagnóstico e, com base nisso, verifica-se se o aluno pode receber o apoio necessário, considerando suas necessidades e a gravidade da condição.
Contate a escola
Após receber o laudo médico, os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com a escola para iniciar o processo de solicitação do profissional de apoio.
É preciso apresentar o laudo à equipe escolar, que avaliará o caso e providenciará o suporte necessário conforme as diretrizes educacionais e legais vigentes.
Plano de Educação Individualizado (PEI)
Todos os alunos com necessidades educacionais especiais têm direito a receber apoio na escola, conforme estipulado pela legislação brasileira.
Para obter esse suporte, os pais ou responsáveis devem seguir alguns passos:
- Avaliação Escolar: O primeiro passo é solicitar uma avaliação educacional para o aluno, a fim de determinar suas necessidades específicas de apoio.
- Plano de Educação Individualizado (PEI): Com base nos resultados da avaliação, um PEI será desenvolvido para o aluno, descrevendo as adaptações e suportes necessários para garantir sua inclusão e sucesso acadêmico.
- Solicitação de Suporte: Com o PEI em mãos, os pais ou responsáveis devem solicitar formalmente à escola o suporte de um professor de apoio ao aluno, conforme previsto no PEI.
- Acompanhamento e Revisão: Uma vez que o suporte tenha sido concedido, é importante acompanhar regularmente o progresso do aluno e revisar o PEI conforme necessário para garantir que suas necessidades continuem sendo atendidas.