Desmistificando o Papel do Professor de Apoio Escolar

Professor de apoio auxiliando um aluno

Na jornada educacional de muitos alunos, o papel do professor de apoio escolar desempenha um papel crucial. Mas o que exatamente esse profissional faz e como ele se diferencia de um acompanhante escolar? Vamos explorar essas questões e desvendar os mistérios por trás dessa figura tão importante nas salas de aula.

Funções do Professor de Apoio

O professor de apoio escolar, assim, é responsável por auxiliar alunos com necessidades especiais ou dificuldades de aprendizagem, ajudando-os a alcançar seu máximo potencial acadêmico.

Suas funções podem variar, mas geralmente incluem:

  1. Apoio Individualizado:  Oferecer suporte personalizado para alunos,  adaptando o ensino  de acordo com suas necessidades específicas.
  2. Reforço de Habilidades:  Trabalhar em conjunto com os alunos para desenvolver habilidades acadêmicas, sociais e emocionais .
  3. Acompanhamento:  Monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback construtivo para ajudá-los a superar desafios.
  4. Colaboração com Professores:  Trabalhar em estreita colaboração com os professores regulares garante a  adaptação do currículo  para atender às necessidades individuais dos alunos.

Professora ensinando vários alunos

 

Quantos alunos ou professores de apoio podem participar?

O número de alunos que um professor de apoio pode atender pode variar de acordo com a demanda e as políticas da escola.

Em geral, é importante que o professor de apoio tenha uma carga de trabalho que dê para controlar, para que cada aluno receba a atenção e a ajuda que precisa. Normalmente, o professor atende de 1 a 5 alunos, mas isso pode mudar dependendo da situação de cada escola

Diferença entre Professor de Apoio e Acompanhante Escolar

acompanhante escolar auxiliando aluno com necessidades especiais

Embora possa parecer semelhante, o papel do professor de apoio escolar e do acompanhante desempenha diferentes papéis dentro do ambiente escolar.

Enquanto o professor de apoio foca no aprendizado dos alunos, o acompanhante escolar, por sua vez, ajuda com tarefas práticas, como locomoção e cuidados pessoais.

Quem Tem Direito ao Professor de Apoio?

Alunos que têm elogios médicos demonstrando que suas condições atrapalham o desempenho têm direito a receber ajuda na escola.

Entre as condições elegíveis, destacam-se o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a Deficiência Intelectual (DI), a Deficiência Física (DF), a Deficiência Visual (DV), a Deficiência Auditiva (DA), além do Transtorno do Desenvolvimento Global (TDG).

É preciso Laudos, acompanhados pelo CID 

Para que um aluno tenha acesso ao profissional de apoio escolar, é necessário possuir um laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID) que ateste sua condição de saúde.

Profissionais como médicos neuropediatras, psiquiatras e psicólogos emitem esses laudos depois de uma avaliação cuidadosa do aluno. Então, em cada caso, é feito o diagnóstico e, com base nisso, verifica-se se o aluno pode receber o apoio necessário, considerando suas necessidades e a gravidade da condição.

Contate a escola

Após receber o laudo médico, os pais ou responsáveis ​​deverão entrar em contato com a escola para iniciar o processo de solicitação do profissional de apoio.

É preciso apresentar o laudo à equipe escolar, que avaliará o caso e providenciará o suporte necessário conforme as diretrizes educacionais e legais vigentes.

Plano de Educação Individualizado (PEI)

Todos os alunos com necessidades educacionais especiais têm  direito  a receber apoio na escola, conforme estipulado pela legislação brasileira.

Para obter esse suporte, os pais ou responsáveis ​​​​​​devem seguir alguns passos:

  1. Avaliação Escolar:  O primeiro passo é solicitar uma avaliação educacional para o aluno, a fim de determinar suas necessidades específicas de apoio.
  2. Plano de Educação Individualizado (PEI):  Com base nos resultados da avaliação, um PEI será desenvolvido para o aluno, descrevendo as adaptações e suportes necessários para garantir sua inclusão e sucesso acadêmico.
  3. Solicitação de Suporte:  Com o PEI em mãos, os pais ou responsáveis ​​​​​​devem solicitar formalmente à escola o suporte de um professor de apoio ao aluno, conforme previsto no PEI.
  4. Acompanhamento e Revisão:  Uma vez que o suporte tenha sido concedido, é importante acompanhar regularmente o progresso do aluno e revisar o PEI conforme necessário para garantir que suas necessidades continuem sendo atendidas.

Conclusão

No final do ano letivo, o professor de apoio elabora relatórios detalhados e Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), para que tenham uma visão abrangente do progresso e das necessidades de cada aluno.

Esses relatórios não apenas documentam o desempenho acadêmico, mas também destacam o desenvolvimento social, emocional e comportamental do aluno ao longo do tempo.

Os relatórios dos professores de apoio são importantes para manter uma boa comunicação com pais, professores e equipe escolar, mostrando o que foi feito e como isso ajudou o aluno.

Os relatórios ajudaram a comunicar aos pais e à escola o que foi feito e como o aluno melhorou.

O professor de apoio ajuda na inclusão e no sucesso dos alunos com necessidades especiais. Ao entender seu papel e a diferença para o acompanhante escolar, a escola pode apoiar melhor todos os alunos.

 

Pós-produção com auxílio IA.

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